sexta-feira, 11 de maio de 2012

Escolinha de Trânsito é lançada em Sapiranga


O Parque do Imigrante, em Sapiranga, ficou lotado por crianças das escolas municipais, na manhã desta terça-feira. Foi o lançamento oficial de uma iniciativa pioneira no Brasil: a primeira escolinha de trânsito com veículos motorizados. Os agentes da Guarda Municipal de Trânsito montaram uma minicidade com ruas, semáforos, faixas de segurança e placas de sinalização. O objetivo da prefeitura municipal é ensinar aos alunos das escolas do município sobre educação e formar futuros condutores e cidadãos conscientes no trânsito.

O trabalho teve início no ano passado, quando a Secretaria de Segurança Pública e de Mobilidade Urbana em parceria com a Secretaria de Educação, idealizou um prospecto do projeto da escolinha e encomendou dois miniveículos motorizados, dois triciclos e três bicicletas. “O foco principal é a criança, mas os pais também terão palestras”, explica o secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Volnei Pastório. Os miniveículos serão conduzidos pelos agentes de trânsito e na carona as crianças poderão aprender sobre regras de trânsito, a importância do cinto de segurança e sinalização. “Queremos que as crianças sejam as multiplicadoras e que ajudem os pais a terem mais segurança e humanização no trânsito”, assegura o prefeito Nelson Spolaor.

A ideia é levar a escolinha para as instituições de ensino e trabalhar aulas didáticas e pedagógicas através de palestras, peças de teatro e de fantoches dos agentes da Guarda Municipal de Trânsito. “Somos parceiros de iniciativas que valorizam a vida”, comenta o secretário de Educação, Robson Forsin. O ato contou com a presença de secretários municipais, vereadores e autoridades civis e militares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário